A PARÁBOLA DO SEMEADOR (1ª Parte)
“PARA MIM, JESUS E SEU EVANGELHO NADA SIGNIFICAM”
Para medir a
trajetória de políticos em uma eleição, existe um aferidor chamado “índice de
rejeição”. Este índice avalia qual a parcela de um eleitorado que não acredita e
não vota de jeito nenhum em determinado candidato. Se o índice passar de 50%,
pode ter certeza, o tal candidato já perdeu a eleição. Assim é na vida: tem
algumas pessoas em quem não acreditamos, não confiamos de jeito nenhum. Quando
falamos acerca de Jesus Cristo, a mesma coisa acontecerá, ou seja, muitas
pessoas não confiarão nele, por mais que você se esforce por evangelizá-las.
Jesus contou a parábola do semeador (Lucas 8.4-8) e depois deu a explicação
dela (Lucas 8.11-15). Resolvi dividir a parábola em três partes, sempre com a
explicação dada pelo Senhor. Hoje, vamos estudar o primeiro tipo de solo que se
encontra em Lucas 8.4-5,11-12.
Uma grande
multidão reuniu-se para ouvir Jesus (v. 4). Veio gente de muitas cidades. A
multidão era enorme e ele ensinava por parábolas. Parábolas eram estórias
baseadas na vida real deles. Esta parábola ficou conhecida como a “parábola do
semeador”, mas na verdade deveria ser a “parábola dos solos” porque a diferença
está no tipo de solo que recebe a semente. Vamos à parábola e aos seus ensinos.
“O semeador saiu
a semear” (v. 5). O semeador saiu para trabalhar: é sua função, seu trabalho. Não
se diz quem é o semeador, mas podemos interpretar que, preferencialmente é
Jesus que veio nos trazer a revelação de Deus, mas pode ser também qualquer
pessoa que vai falando e espalhando a palavra de Deus. Nesta parábola a semente
é importante, pois ela é interpretada por Jesus como sendo a “palavra de Deus”
(v. 11), ou seja, o evangelho de Jesus Cristo. Esta “palavra” é toda a revelação
que Deus nos transmitiu começando pelo Antigo Testamento e desembocando em
Jesus Cristo e seu Novo Testamento. Deus comunicou-se conosco com a finalidade
de nos salvar. Isto é o evangelho, as boas notícias. Você é um semeador da
palavra de Deus? Você fala de Jesus para as outras pessoas: seus parentes,
amigos, colegas e outros?
Vamos ver o
primeiro tipo de solo. Uma parte da semente caiu à beira do caminho (v. 5). O
solo do caminho é duro porque ela é pisada por homens, animais e carroças. As
sementes ali foram pisadas e expostas, foram comidas pelas aves. Para aquele
solo, a semente não era importante. O solo não recebeu e agasalhou a semente.
Agora vem a explicação de Jesus. Cada tipo de solo corresponde a um tipo de
pessoa no que se refere à reação delas diante da semente, que é a palavra de
Deus. As pessoas do solo “beira do caminho” são aquelas que ouviram o evangelho
de Jesus (v. 12). Mas, assim que ouvem, “vem o Diabo e tira a palavra do seu
coração, para que não creiam e não sejam salvos”. O Diabo, que é um ser real e
não fictício como muitos dizem, está trabalhando para que as pessoas não creiam
no evangelho e ele quer derrubar tudo que você faz pelo Reino de Deus. Veja:
ele tira a palavra do coração deste tipo de pessoa. Coração, na Bíblia, é o
lugar das decisões. Quando ouve a palavra, este tipo de pessoa diz: “esta
palavra é bonita mas ela não tem importância para minha vida!”. As pessoas
“beira do caminho” são aquelas, por exemplo, que se acostumaram com a rotina de
um bar, futebol e mulheres e não querem que o evangelho mude isto. Ou aquelas
mulheres preocupadíssimas com a aparência física, cabeleireiros e festas e
sabem que seria ruim para elas dar mais valor para a palavra de Deus. Ou
aqueles jovens que se preocupam exclusivamente com baladas, namoro e estudo e
não têm tempo para Jesus. Todos eles decidem não crer no evangelho e por isso
esta palavra não tem importância.
Se não creem em
Jesus, não têm como ser salvos, pois a fé que salva vem pelo ouvir, e o ouvir
da Palavra de Deus. Age diferente a pessoa que ouve o evangelho e diz: “esta é
a palavra da minha vida, vou viver por ela e valorizar Jesus em mim”. Para
você, que importância tem o evangelho de Jesus Cristo em sua vida? Como você
demonstra sua resposta?
Nenhum comentário:
Postar um comentário