Pesquisar neste blog

Lucas 08.42b-48 - O TOQUE DA FÉ QUE VENCE A FRAQUEZA E O MEDO

O TOQUE DA FÉ QUE VENCE A FRAQUEZA E O MEDO

Há dois sentimentos que paralisam nossa vida: a fraqueza, impotência e o medo. Quando nos sentimos fracos diante de uma situação difícil, a tendência é batermos em retirada. Da mesma forma, quando o medo é muito grande, nosso desejo é fugir. Estes sentimentos faziam parte da vida de uma mulher que os venceu pela sua fé em Jesus Cristo e com a ajuda dele. É disto que nos fala o texto de Lucas 8.42b-48.
Atendendo à súplica de um homem importante na cidade chamado Jairo, Jesus foi com ele à sua casa. As ruas da cidade de Cafarnaum eram estreitas e, para piorar as coisas, uma grande multidão acompanhava Jesus e o comprimia (v. 42b). Distante de Jesus, mas chegando cada vez mais perto, havia uma mulher. A situação de vida dela era dramática (v. 43): ela tinha uma doença em seu útero que produzia uma hemorragia constante. A lei de seu povo (Lei de Moisés) dizia que a mulher, na época da menstruação, ficava impura. Isto significava que não poderia participar de nenhum ato de adoração pública e qualquer pessoa que a tocasse ficaria impura até à tarde (Levítico 15.25-27). Se o sangue da sua menstruação tocasse em alguém, esta pessoa ficaria impura por sete dias. Imagine a situação desta mulher: por 12 anos, ela vivia impura! Ela era anônima, solitária, segregada, envergonhada e doente. A vida dela expressava fraqueza e impotência. Tinha buscado a cura pelos médicos, mas nada conseguira. Sua vida era um fracasso. Se tudo deu errado na sua vida e você sente-se um fracassado, então entende bem os sentimentos dela. Um toque em Jesus modificou a vida dela e pode modificar a sua!
Ela vem, anônima, por entre a multidão, cheia de fraqueza e medo, mas decidida. Por trás dele, ela toca a orla do manto de Jesus na região do ombro (v. 44). Ao tocar na roupa do Mestre, imediatamente sente que a hemorragia estancou: finalmente, após 12 anos de sofrimento, ela se vê curada!  Ninguém percebeu seu gesto e ela começou a distanciar-se de Jesus. Porém, Jesus sentiu um toque em sua roupa que lhe ocasionou transferência de poder. Havia saído poder dele para alguém. Ele não sabia quem era, mas queria saber. Ele parou no meio da multidão e fez uma pergunta que ninguém entendeu: “quem tocou em mim?” (v. 45). Todos negaram e aí Pedro perde a paciência com Jesus. Ele disse assim: “Mestre, a multidão se aglomera e te comprime”. Para Pedro, naquela multidão compacta, o difícil era descobrir quem não apertou Jesus na caminhada. O Mestre, então, diz que houve um toque diferente ali (v.46). Formou-se uma relação pessoal entre Jesus e alguém. Esta relação pessoal foi estabelecida pela fé. Veja aqui a diferença entre o aperto e o toque da fé. Quando você pega o metrô em São Paulo na hora do pico, todos te apertam, mas isto não significa nada. Quando você encontra uma pessoa e aperta sua mão, este é um toque. Qual a diferença? O segundo indica relacionamento pessoal. Muitos leem a Bíblia: isto é aperto; poucos leem a Bíblia, interiorizam seu ensino e a praticam: isto é toque da fé. Muitos fazem orações às divindades: isto é aperto; muitos poucos fazem orações a Deus por meio de Jesus Cristo: isto é toque. Muitos acreditam em Deus: isto é aperto; muitos poucos creem em Jesus como seu único e suficiente Salvador: isto é o toque da fé. Qual a diferença? O segundo tipo indica que há um relacionamento pessoal e só nestes há a manifestação do poder de Jesus para os que creem.
A atitude de Jesus fez a mulher parar de se esconder (v. 47). Ela vem tremendo de medo e se prostra diante de Jesus. Na cabeça daquela mulher deveriam estar as perguntas: “como ele vai me tratar?”, “será que ele vai reverter a minha cura?”. Ajoelhada ela conta sua história a Jesus e diz a todo o povo que ela está curada. Mais uma lição para nós: perca o medo de contar aos outros o que Jesus já fez por você.
Uma mulher subterrânea, envergonhada e fraca é chamada de “filha” por Jesus: ela acaba de entrar na família de Deus! Jesus lhe diz: “filha, a sua fé a salvou. Vá em paz” (v. 48). Veja bem: o que a salvou não foi o ato de tocar nas vestes de Jesus, mas a sua fé! A única atitude humana que nos dá a salvação é a confiança plena, a entrega da vida ao Senhor Jesus Cristo. E esta fé sempre traz consigo a paz! Jesus deu salvação total a esta mulher.

Se a fraqueza e o medo têm sido as características da sua vida, estabeleça hoje uma relação pessoal de fé com Jesus Cristo. Você será salvo e vai ver a sua vida mudar totalmente. Converse com Jesus acerca de sua pessoa. Ele está esperando por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário