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Lucas 12.39-40 - ELE VIRÁ DE REPENTE

TRABALHE PARA JESUS E AGUARDE SEU RETORNO (2ª Parte)
ELE VIRÁ DE REPENTE

Você já viveu a situação de ter um parente (ou mais) chegando à sua casa de repente, sem avisar? E pior, veio com as malas porque vai ficar alguns dias nela? Que correria para preparar refeições, quarto, limpeza, horários e atividades. É um transtorno. No texto de Lucas 12.39-40, Jesus nos fala que a sua segunda vinda a este mundo será de repente.
No v. 39, ele diz: “entendam, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que hora viria o ladrão, não permitiria que sua casa fosse arrombada”. O grande trunfo de qualquer ladrão é a surpresa. O roubo e o furto ocorrem quando estamos desprevenidos em relação àquilo que os ladrões desejam. Aqueles que foram assaltados sabem qual o sentimento ruim de impotência ou frustração que fica em nosso ser e como pensamos assim: “e se eu tivesse agido diferente e levado a sério esta possibilidade de ser roubado?”. Ninguém quer perder o que tem e, por isso, a repulsa da sociedade contra os ladrões. Mas, se o dono da casa soubesse que esta má surpresa do roubo aconteceria com ele, certamente estaria preparado e o roubo não se efetuaria. A questão aqui é saber se algo vai acontecer com antecedência.
Jesus então dá a conclusão do pensamento anterior no v. 40: “estejam também vocês preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que não o esperam”. Semelhante ao ladrão do v. 39, a vinda de Jesus será de surpresa. A grande maioria das pessoas do mundo não o estará esperando. Vivemos numa sociedade culturalmente cristã, mas se você perguntar para as pessoas se elas pensam na segunda volta de Jesus, a grande maioria vai dizer que não. Alguns dirão que isto é mais um mito do Novo Testamento. A palavra de Jesus é que sua volta é um fato histórico com data e hora para acontecer. Para ele, não há nenhuma dúvida. Por isso, instruiu seus discípulos a estar sempre preparados. Como posso estar preparado? Levando em consideração a sua volta dentro do meu ser (aquilo que sou, penso, sinto e decido), do meu agir e dos meus propósitos de vida. Você deve esperar a volta de Jesus, mas sabendo que ele pode voltar depois de sua morte. O importante é que você esteja preparado e aguardando esta bendita manifestação do Senhor. Veja a síntese disto no texto do apóstolo Paulo em 1ª Tessalonicenses 5.2-6: “pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor (a vinda de Cristo ao mundo pela segunda vez) virá como ladrão à noite. Quando disserem: “paz e segurança”, a destruição virá sobre eles de repente, como as dores de parto à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão. Mas vocês, irmãos, não estarão nas trevas, para que este dia os surpreenda como ladrão. Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite, nem das trevas. Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios”. Viva como discípulo de tal maneira que, no seu horizonte de fé, Jesus voltará em breve.
Para os que estudam a Bíblia, há um problema com esta palavra de Jesus de que ele virá de repente, de surpresa. A própria Bíblia afirma que alguns acontecimentos terão de ocorrer antes da vinda de Jesus. Alguns deles são: cataclismos na natureza (Apocalipse 6-16), guerras, mortandade e doenças na humanidade (Mateus 24 e Apocalipse 6-16), o comando do poder mundial nas mãos de um homem: o Anticristo (2ª Tessalonicenses 2 e Apocalipse 13), a grande tribulação promovida pelo Anticristo (Mateus 24 e Apocalipse 13), a conversão do Israel racial a Jesus Cristo (Romanos 11 e Apocalipse 11), o evangelho ser pregado a todas as etnias (Mateus 24 e Apocalipse 7). Como ele virá de repente, se estes sinais têm de acontecer antes? Há duas interpretações básicas entre os evangélicos que são:
1)      O “dispensacionalismo”: interpretação bíblica inventada por Darby no século XIX e que divide a vinda de Jesus em duas fases. Na primeira fase, Jesus vem de forma invisível e arrebata apenas sua igreja da terra e a leva para o céu; o resto da humanidade continua a viver normalmente e o povo de Israel e/ou convertidos após o arrebatamento, com o restante da humanidade, sofrerão estes eventos ditos anteriormente. Na segunda fase, Jesus virá de forma visível e poderosa para reinar e julgar.
2)      O “pós-tribulacionismo” histórico: outra interpretação, que vem desde os primeiros séculos da igreja, diz que a vinda de Jesus é uma só (não há fases) e que será visível e gloriosa para o mundo inteiro e que todos os eventos citados acima acontecerão com a presença da igreja na Terra até que ele volte.  Nesta forma de interpretar, não há arrebatamento da igreja no meio da história, mas somente na segunda vinda visível e gloriosa.
Pessoalmente, não creio que o dispensacionalismo seja a interpretação correta dos eventos escatológicos pelos seguintes motivos: 1) foi uma doutrina expressa no século XIX, ou seja, em 1900 anos de doutrina da igreja cristã ninguém interpretou desta forma a vinda de Jesus; 2) toda vez que Jesus falou sobre sua segunda vinda, ele disse que aconteceria de uma vez só; 3) nenhum texto do apóstolo Paulo fala de duas fases da vinda de Cristo, nem mesmo o texto mais usado pelos dispensacionalistas que é 1ª Tessalonicenses 4.13-17; 4) no livro do Apocalipse, em nenhum lugar se fala do arrebatamento da igreja dentro da história, mas a vinda de Jesus é uma só em Apocalipse 19. Por tudo isto, acho a explicação pós-tribulacionista a melhor.

Se for assim, como a vinda de Jesus será de repente se os sinais terão de acontecer antes?  Aqui tenho duas explicações: 1) alguns sinais acontecerão e os salvos não perceberão que eles aconteceram: ex.: quem pode dizer quando todas as etnias foram evangelizadas? Quem pode dizer quando o povo de Israel se converterá ao Senhor? 2) os acontecimentos escatológicos percebidos serão de curta duração, tais como o governo do Anticristo e a grande tribulação. Logo, quando estiverem dizendo “paz e segurança”, ele logo virá como um ladrão. Espere e esteja pronto para a vinda de Jesus durante sua vida.

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