Pesquisar neste blog

Lucas 12.41-16 - O LÍDER CRISTÃO AGE ESPERANDO O SENHOR

TRABALHE PARA JESUS E AGUARDE SEU RETORNO (3ª Parte)
O LÍDER CRISTÃO AGE ESPERANDO O SENHOR

Como o líder cristão deve agir? Na verdade, quem é o líder cristão? No contexto evangélico, o líder cristão geralmente é alguém ordenado: um pastor, um bispo, um missionário, etc. Mas, nas igrejas, também temos líderes não-ordenados e que cuidam pastoralmente de pessoas, quer seja informalmente, quer seja em pequenos grupos. Nesta meditação bíblica, ao falar de líderes cristãos, estou falando dos dois tipos: os ordenados e os leigos. No texto de Lucas 12.41-46, Jesus diz que a ação do líder cristão está sempre em conexão com a espera pelo seu retorno.
Após Jesus ensinar que os servos devem estar preparados para a volta do seu senhor e que o dono da casa se prepararia se soubesse a que hora viria o ladrão, então Pedro lhe faz uma pergunta: “Senhor, estás contando esta parábola para nós ou para todos?” (v. 41). Ele queria saber se a parábola era para os doze apóstolos ou para todos os discípulos. Veja a forma como o evangelista Lucas inicia o v. 42: “o Senhor então disse”. Agora é o Senhor Jesus quem fala à sua igreja, em especial aos líderes. Ele diz: “quem é, pois, o administrador fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega de seus servos, para lhes dar sua porção de alimentos no tempo devido?” (v. 42). Na época de Jesus, quando um senhor tinha muitos servos, era comum ter um servo que liderava todos os outros. Ele era chamado mordomo ou administrador. Liderar pessoas na igreja é uma tarefa que Jesus concede a alguns. Estes líderes deverão ser totalmente fiéis a Jesus Cristo e sensatos em todas as decisões que tomarem na liderança, ou seja, não podem fazer bobagens ou tomar atitudes com dolo para prejudicar os liderados. A função do líder é administrar o povo de Deus, a igreja, organizando o trabalho e dando alimento espiritual (bíblico) aos demais servos. Veja, como administrador, o líder cristão sabe que tem autoridade sobre os demais, mas, ao mesmo tempo, sabe que os liderados não lhe pertencem. Ele tem consciência de que todos pertencem ao Senhor Jesus, inclusive ele, e que é um servo igual a todos os outros. Por este motivo, vai tratá-los bem e agir responsavelmente.
Para o bom líder, há uma palavra de Jesus: “feliz o servo a quem o seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar. Garanto-lhes que ele o encarregará de todos os seus bens” (v. 43-44). O líder que trata bem seus liderados e os ama, já é feliz assim. Mas isto vai ficar mais evidente quando o Senhor voltar. Há recompensa para o bom líder. A palavra de Jesus é verdadeira, garantida. Os líderes bons e fiéis aqui também governarão sobre a nova criação que virá. Continuarão a liderar e a servir. Vale a pena ser um bom pastor ou líder que não está visando dinheiro, poder, sucesso ou sexo, mas cuida com amor das pessoas sob sua liderança.
No v. 45, Jesus pensa na hipótese de outro tipo de líder: “mas suponham que esse servo diga a si mesmo: ‘meu senhor se demora a voltar’, e então comece a bater nos servos e nas servas, a comer, a beber e a embriagar-se”. Este administrador não quer mais esperar a volta do seu senhor porque ele está demorando demais. Talvez ele pense que o senhor não venha mais. O que ele começa a fazer então? Ele começa a agir como se fosse o dono dos demais servos, e age mal: bate neles e vive seus prazeres. Com esta conduta, mostra o desprezo que sente pelo seu senhor e sua maldade inerente. Qual o resultado? “O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe, e o punirá severamente e lhe dará um lugar com os infiéis” (v. 46). Para este tipo de líder na igreja, qualquer dia que Jesus voltar vai pegá-lo de surpresa. O Senhor Jesus vai tratá-lo como um inimigo, pois ele queria tomar seu lugar. Tratou mal o povo de Deus, induzindo-o ao abandono. O lugar deste tipo de “servo” é no sofrimento dos incrédulos, pois é um deles.

Se você é um líder na igreja de Jesus, ou seja, se você cuida de pessoas, faça isto com amor por elas. Use de sua autoridade, mas não se julgue superior por causa da liderança. Pelo contrário, seja servo das pessoas para ajudá-las. Agindo assim, aguarde com expectativa a volta do Senhor Jesus que lhe recompensará com alegria e mais serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário