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Lucas 17.34-37 - A GRANDE SEPARAÇÃO


A VINDA DO REINO DE DEUS (4ª Parte)
A GRANDE SEPARAÇÃO

Em todo o texto de Lucas 17.20-37, Jesus está falando da chegada do Reino de Deus ao mundo. Em Lucas 17.20-23,25, ele fala que o Reino já chegou em sua pessoa, ele já está no mundo. Em Lucas 17.24-37, ele diz que o Reino ainda virá, no futuro, de uma forma visível e cheia de glória e poder. Ao estudarmos Lucas 17.34-37, devemos ter claro que o texto refere-se à sua segunda vinda (v. 24) e que, neste tempo, o povo em geral estará alheio e não haverá sinais grandiosos para identificar o dia (v. 26-32). No v. 33, ele fala de conservar e perder a vida em relação à sua pessoa. No texto hoje, ele fala de uma grande separação.
Nos v. 34-36, Jesus diz assim: “Digo-vos: naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão juntas moendo; uma será tomada e a outra deixada. [36 Dois homens estarão no campo; um será tomado e o outro deixado]”. (Antes de entrar no texto, é necessário dizer que o v. 36 que está entre colchetes não consta da imensa maioria dos melhores manuscritos do Novo Testamento e, quase certamente, foi colocado aí por um copista e não Lucas. Este texto encontra-se no evangelho de Mateus, mas não no de Lucas). Jesus situa a sua vinda “naquela noite”. Será uma noite qualquer do calendário, mas também será “a noite” quando toda a história humana terá uma intensa reviravolta. Naquela noite, haverá uma crucial separação de pessoas que são próximas entre si. O v. 35 fala de companheiras de trabalho ou amigas que estão juntas moendo o trigo para fazer o pão da manhã. O v. 34 fala de um casal que está dormindo. Um será tomado para o Senhor e o outro será deixado. Isto demonstra claramente que a salvação é individual, ela não é familiar. Quando Paulo disse ao carcereiro de Filipos que ele devia crer no Senhor Jesus e “serás salvo, tu e tua casa” (Atos 16.31), ele falou no contexto patriarcal de sua época, onde a família seguia a fé do pai/marido. Mas mesmo naquela época, como hoje, a salvação sempre foi individual. É o que está acontecendo com o casal do v. 34 e as amigas do v. 35. Um deles será tomado, levado para estar com Cristo conforme diz o apóstolo Paulo em 1ª Tessalonicenses: “Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor”. Estes que serão tomados para subir e estar com Cristo são aqueles do v. 33 que perderam suas vidas por amor a Cristo e seu evangelho. Eles se comprometeram com Jesus. Não seguiram o padrão das sociedades onde viveram. Os outros, que serão deixados, são aqueles que preservaram suas vidas, valorizando apenas este mundo, esta existência. Eles foram religiosos e tiveram boa moral, mas não deram valor ao evangelho de Jesus. Leitor, o que acontecerá com você se estiver vivo nesta noite? Será tomado ou deixado? Irá para Cristo ou ficará no terror de uma condenação? A resposta que define a situação é dada agora através da seguinte pergunta: para quem você vive hoje: para você mesmo ou para Jesus Cristo?
 Perguntaram-lhe: ‘Onde, Senhor?’ E respondeu-lhes: ‘Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão os abutres.” (v. 37). Quando Jesus fala de sua vinda (v. 24), os discípulos ainda pensam num lugar e num reino político onde ele vai reinar e julgar, daí a pergunta pelo “onde”. A resposta de Jesus é tirada de uma observação da vida comum daqueles dias: onde algum animal morria, logo vinham os abutres para se alimentar. O texto de Jó 39.27-30 também faz referência a este tipo de evento. O que Jesus lhes diz é que a pergunta pelo “onde” é errada, pois ele não vem reinar politicamente. A pergunta deveria ser pelo “quando”, pois os abutres apareciam em qualquer lugar “quando” um animal morria. Quando ele voltar de uma forma visível e poderosa para todo o mundo, seu povo seria arrebatado.
A segunda vinda de Cristo significa salvação para todos aqueles que amam e servem Jesus Cristo. Será um dia de redenção, de encontro com o Senhor amado nos ares e do início de uma eternidade feliz com ele e seu Pai. Para os demais, esta vinda significa julgamento e condenação. Esta condenação é vergonha e dor sem fim. É ser deixado para conviver eternamente com sua própria personalidade. A decisão sobre qual futuro nos espera depende da atitude que tomamos hoje em relação ao Salvador Jesus Cristo. Escolha a vida!

3 comentários:

  1. Bem explicado!
    Amém
    Como faço pra ter aula com o senhor via internet?

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  2. Ser "levado", não seria no contexto de ser levado para juízo, como nos dias de Noé?

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  3. Glória a DEUS!
    Agora ficou mais claro, entendi melhor
    Muito obrigada.

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