Pesquisar neste blog

Lucas 01.67-75 - BENDITO SEJA DEUS

“BENEDICTUS” – 1ª PARTE
BENDITO SEJA DEUS

Pensando por cerca de nove meses, tempo em que ficou mudo, o velho sacerdote Zacarias elaborou este cântico de louvor a Deus quando apresentou seu bebê de nome João para ser circuncidado, segundo a lei de Moisés. Este cântico de Zacarias é conhecido como “benedictus” (bendito), pois esta é a primeira palavra que aparece no texto na tradução para o latim. Hoje estudaremos a primeira parte do cântico que se encontra em Lucas 1.67-75.
          O cântico é, na verdade, uma profecia que Zacarias proferiu quando ficou cheio do Espírito Santo (v. 67). Veja, Jesus ainda não havia nascido e o Espírito Santo já enchia e usava as pessoas preparando a grande salvação de Deus. Tudo que Zacarias vai falar vem do Espírito Santo e, por ser palavra de Deus, devemos acatar em nossas vidas. Nesta época, ele é um homem idoso mas isto não o impede de ser usado por Deus Espírito Santo. Nunca diga que a vida já acabou para você, pois o Senhor tem prazer em tornar-lhe uma pessoa útil no seu Reino. Você, com todas as suas limitações físicas, pode fazer uma grande diferença no mundo. Ore, ouça e descubra como ser bênção.
        Zacarias louva e bendiz ao Senhor Deus de Israel, povo ao qual se revelou no Antigo Testamento e cumpriu as promessas que fez (v. 68). Por que o Senhor Deus é bendito? Por que “devemos falar bem dele”?
1º) Porque Deus age para com o seu povo com amor (v. 68): Deus visitou (veio até nós na pessoa de Jesus Cristo) e remiu, salvou este povo (através da morte de Jesus). Não é o povo que se salva por fazer o correto mas, sim, Deus salva o seu povo por sua graça. O povo de Deus no Antigo Testamento era Israel, após Jesus Cristo é a Igreja. Quando falo da Igreja, não me refiro às instituições (Igreja Católica, Igreja Evangélica ou suas denominações). Falo de todos aqueles que seguem a Jesus de uma forma compromissada e que foram transformados por ele. A este povo, Deus ama e salva!
2º) Porque Deus faz surgir uma poderosa salvação (v. 69-70): chegou a hora de Deus salvar o seu povo, levantando um salvador para nós. Esta pessoa tinha de ser um descendente do rei Davi pois isto estava prometido no Antigo Testamento. Jesus Cristo é o salvador que Deus enviou e seu evangelho (boas-notícias) tem poder para salvar qualquer pessoa como disse o apóstolo Paulo: “não me envergonho do evangelho [de Jesus] pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1.16).
3º) Porque Deus livra-nos dos nossos inimigos (v. 71): nossa trajetória, como povo de Deus, neste mundo não é fácil. Há inimigos que querem nos destruir. Estes são os demônios que estão ativos contra nós e os homens maus que desejam matar nossa fé. Mas Deus, em Cristo, nos liberta de nossos inimigos. O v. 74 diz que “libertados da mão de nossos inimigos” podemos servir a Deus. Em Cristo Jesus, nós já fomos libertos, ou seja, não somos mais escravos nem de demônios e nem de homens maus. Podemos resistir a eles: “resisti ao Diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4.7). Fico espantado com algumas igrejas evangélicas que fazem cursos de “cura de maldições hereditárias” ou “libertação espiritual” ou outros nomes e ensinam que um servo de Deus pode ainda estar debaixo da servidão de demônios por suas atitudes ou vícios que pratica. Em Cristo, pela fé, já somos livres do poder dos demônios. A vitória foi feita por Cristo na cruz há dois mil anos atrás. Eu não preciso tomar posse ou passar por um ritual de libertação pois já é minha. O que eu preciso é, dia a dia, lutar contra as minhas tentações e me santificar. Não somos mais escravos de nossos inimigos pois Deus nos libertou.
4º) Porque Deus cumpre sua aliança (v. 72-73): ao ser salvador hoje, Deus está cumprindo a aliança que fez com seu povo no Antigo Testamento. Porque Deus é pleno de fidelidade, tudo que ele jurou, agora cumpre. Deus nunca abandonou a aliança que fez com seu povo. Mas, o povo abandonou a aliança e é porisso que Zacarias diz que Deus usou de misericórdia. Se fosse usar de rigor, Deus teria de abandonar esta aliança pela quebra dela por parte do povo. Mas, Deus conhece nossa fraqueza e tem misericórdia de nós. Grande Deus!
Por que Deus faz tudo isto por nós? Deus quer trazer para si um povo que o adore e viva em retidão (v. 74-75). Deus quer que o adoremos: cante e ore louvores a ele, fale dele aos outros, fale do seu amor, da sua graça, da sua salvação. Tenha o temor de Deus em seu coração e o sirva em todos os seus atos de vida. Mas, veja bem, Deus quer que esta adoração seja feita com retidão e justiça. Não dá para você proclamar a Deus e ter uma vida carregada de pecados, sendo injusto, maltratando e aproveitando-se das pessoas a seu redor. Não dá para ter temor de Deus no coração e viver na imoralidade sexual. Não dá para servir a Deus e não ter amor pelo próximo. A chamada é vivermos em retidão e justiça na presença dele todos os dias de nossas vidas.

Você quer se unir a Zacarias e dizer que Deus é bendito? Que ele é bom? Agradecer pela poderosa salvação que ele lhe concedeu em Jesus Cristo? Ao terminar de ler este texto, faça uma oração ao bendito Deus dizendo o quanto você o admira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário