Pesquisar neste blog

Lucas 01.76-80 - DOIS HOMENS: UMA SÓ MENSAGEM

“BENEDICTUS” – 2ª PARTE
DOIS HOMENS: UMA SÓ MENSAGEM

Nada alegra mais o coração dos pais do que ver seus filhos crescer e tornarem-se homens de bem. Quanto investimento nos filhos. Estudiosos dizem que, hoje em dia, os filhos tornaram-se a “razão de ser” da existência das pessoas. Vive-se para os filhos e não para si mesmo. Quanto investimento num filho: educação, roupas, alimentação, lazer, tempo, energia, etc. Mas, depois de tudo isto, quando este filho forma-se em algum curso superior, consegue desenvolver bem sua profissão, forma uma boa família e consegue estabilizar-se na vida, então os pais sentem-se extremamente felizes e percebem que valeu a pena todo o esforço. É este sentimento que invade o coração do velho sacerdote Zacarias, ao segurar o seu pequeno João nos braços e profetizar acerca de sua vida em Lucas 1.76-80.
                Com orgulho, Zacarias vai profetizar coisas boas acerca de seu filho (v. 76). Ele está falando dirigido pelo Espírito Santo. São palavras dele mas, ao mesmo tempo, de Deus. Pais devem projetar coisas boas a seus filhos e incentivá-los a fazer o bem. Não profetize o mal para seu filho do tipo “você nunca vai ser nada na vida” ou “você é muito burro” ou “você não tem jeito”. Corrija as coisas erradas do seu filho mas fale das boas capacidades que ele tem e diga que o futuro dele vai ser muito bom. Zacarias diz que João será chamado “profeta do Altíssimo” (v. 76). Por 400 anos não havia aparecido um profeta verdadeiro no meio do povo de Israel e agora, rompendo o silêncio, chega João. Qual a missão do profeta João? Vir antes do próprio Senhor Deus e preparar os caminhos pelos quais o Senhor andará na terra. Isto está de acordo com o texto de Isaías 40.3, escrito 700 anos antes: “uma voz clama: no deserto preparem o caminho para o Senhor; façam no deserto um caminho reto para o nosso Deus”. O Senhor Deus que virá após João é Jesus Cristo. Muito do sucesso do ministério de Jesus dependeu de João Batista.
                João daria o conhecimento da salvação do Senhor ao seu povo (v. 77). A salvação não seria dado ao povo por ter o sangue de Abraão correndo nas veias. Não seria uma questão de raça. A salvação seria dada a quem se arrependesse e buscasse em Deus o perdão dos pecados. João ensinaria que a salvação de Deus não é dada a quem age direito, sem erro, mas às pessoas que se viam pecadoras e, ao invés de autojustificarem-se, pediriam o perdão a Deus e ele mandaria os pecados, a culpa e a condenação embora da vida daquela pessoa. Esta mensagem de João não lhe soa familiar? É a mesma mensagem de Jesus Cristo! Diz o v. 80 que a profecia de Zacarias foi se cumprindo na vida de João. Ele cresceu fisicamente e se fortaleceu no seu interior. Com a provável morte de seus pais (eles eram idosos quando o tiveram), João foi morar nos desertos da Judéia até o dia em que começou seu ministério para o povo de Israel como profeta do Senhor, preparador da vinda do Messias-Deus.
Mas Zacarias em sua profecia também fala de outra pessoa (v. 78). Ele diz que Deus terá sentimentos de misericórdia pelo seu povo. Deus é justo juiz e terá de condenar pecadores. Mas tem misericórdia, ternura por esta gente ruim. Deus fará o impensável para salvá-los. Ele próprio, não um anjo, não um ser criado, ele mesmo virá do alto para nos visitar. O sol da justiça brilhará em nosso meio. Este é o amor cheio de compaixão que Deus tem por nós, criaturas desprezíveis e pecadoras. A pessoa que vem depois de João tem uma missão (v. 79): ele virá, não para as pessoas que se julgam boas, mas para aquelas que estão vivendo nas trevas e na sombra da morte, ou seja, para pessoas que têm a certeza que estão perdidas e estão vivendo interiormente uma vida dilacerada pela morte, sem esperança. Este Deus que vem vai dirigir, guiar estas pessoas até o caminho da paz, ou seja, de perdidas se tornarão salvas; de angustiadas e sem esperança terão paz. Aquele que veio e que faz estas mudanças na vida de qualquer ser humano que crer nele é Jesus de Nazaré. Quem experimentou sua transformação sabe o que estou dizendo e sabe o que é ser salvo e ter paz.

João proclamará que o Senhor vai salvá-los através do arrependimento humano e perdão dos pecados da parte de Deus. Jesus vai proclamar que ele endireita as nossas vidas no caminho da salvação e da paz. Dois homens diferentes, uma só mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário