Pesquisar neste blog

Lucas 11.03 - O PÃO QUE NOS LEVA AO PAI

A ORAÇÃO DO PAI NOSSO (2ª Parte)
O PÃO QUE NOS LEVA AO PAI

Ao criar o ser humano neste mundo, Deus lhe deu alimentação farta no Jardim do Éden. Com o pecado de Adão e Eva, eles foram expulsos do Jardim e tiveram que enfrentar uma natureza hostil (Gênesis 3.17-19). Apesar disto, Deus continuou a alimentar a humanidade (Atos 17.25). Na oração do “Pai Nosso”, Jesus nos ensina a apresentar nossas necessidades diárias ao Pai como em Lucas 11.3.
O v. 3 diz: “dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano”. Uma tradução mais literal desta frase seria assim: “o pão nosso que virá no porvir nos dá a cada dia”. Quais os ensinos de Jesus ao dizer esta frase do “Pai Nosso”?
Jesus nos ensina a pedir o necessário para vivermos bem neste mundo. O pão era o alimento básico daquela época (se estivesse entre nós, Jesus diria “o arroz com feijão nosso...”). O alimento diário é necessário para a sobrevivência. Mas quando fala de pão, Jesus não está falando apenas de alimento. Ele fala de tudo que precisamos para viver. Isto inclui, além do alimento, o vestuário, a saúde, a moradia, o trabalho e outras coisas básicas para viver bem. Não é desejo do Pai que você viva mal, passando fome, desempregado, sem saúde, vestindo roupas rasgadas. Deus deseja que você e sua família tenham alimento, casa, carro ou condução, roupas, trabalho, lazer. Veja isto nestes textos: “e quando Deus concede riquezas e bens a alguém e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus” (Eclesiastes 5.19) e “o meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus” (Filipenses 4.19). Se você vive bem hoje, não fique com sentimento de culpa pensando que tem muita gente no mundo sem nada, inclusive sem comida. Deus está suprindo suas necessidades e você deve viver sua vida com o coração agradecido a ele. Deus quer dar esta vida a todos, mas o pecado de comunidades e nações impede que isto aconteça para milhões de pessoas. Quanto a você, não tenha vergonha de pedir a Deus por tudo que é necessário para você viver bem. “O pão nosso dá-nos...”.
Jesus nos ensina a pedir pelo que é suficiente para vivermos bem: é o “pão nosso”. Ao pedirmos, Deus se compromete a nos dar o básico para a vida. Jesus não nos ensinou a pedir o excedente tais como riquezas, fama, prosperidade acima do normal da sociedade, poder, títulos, honrarias. O excedente, Deus nunca se obriga a dar a ninguém. Mas, a algumas pessoas, Deus dará, de forma honesta, riquezas e outros excedentes. Digo isto porque há riquezas que não vêm de Deus, mas são frutos do pecado humano: o traficante que se enriquece com as drogas, o cafetão que explora prostitutas, o político corrupto que guarda fortunas no exterior ou imóveis caríssimos que ele diz que não são dele, os ganhos com jogos de azar, inclusive “megasena” e assemelhados. Se as riquezas vêm de uma maneira honesta e legal, ou seja, se Deus der, é graça dele para com aquela pessoa. Caso isto aconteça com você de ganhar algum tipo de excedente, saiba que, além de desfrutar alegremente do que Deus lhe deu, você tem a responsabilidade de repartir uma parte do que recebeu: “quem tem duas túnicas, dê uma a quem não tem nenhuma; e quem tem comida faça o mesmo” (Lucas 3.11) e “ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para nossa satisfação. Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir” (1ª Timóteo 6.17,18). Se o Pai não nos der o excedente, somos agradecidos pelo básico que nos dá.
Ora, se o “pão que virá no porvir” será dado a nós hoje, porque temos que pedir todo dia? Por que não posso, no dia 1º de janeiro, fazer a seguinte oração: “Deus, dá-me o pão para todo este ano” e nunca mais orar por isto naquele ano? Por que tenho de orar “a cada dia” pelo pão de hoje que eu tenho certeza que ele me dará? O objetivo da oração pelo pão de cada dia é ensinar-nos acerca da nossa dependência diária do Pai. Jesus quer que você peça a ele todo dia e isto fará você conversar com o Pai diariamente. Jesus quer que você pense no Pai todo dia. Ele quer que você seja grato a ele todo dia. Ele quer que você o ame como Pai provedor todo dia. O pedido pelo “pão nosso”, na verdade, é uma fome de Deus que só se satisfaz quando ora ao Pai.
O pão nosso de cada dia nos leva ao Pai nosso que nos dá seu pão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário