Pesquisar neste blog

Lucas 11.24-26 - A VIDA DE UM DEMÔNIO

A AÇÃO DE JESUS CONTRA OS DEMÔNIOS (3ª Parte)
A VIDA DE UM DEMÔNIO

No princípio, Deus criou os anjos. Eles são seres espirituais (não têm nenhum tipo de corpo material), pessoais (cada um deles tem a sua personalidade) e morais (têm a capacidade de fazer escolhas entre o bem e o mal). Criou-os para que o servissem e adorassem. Fez, talvez, milhões ou bilhões destes seres. Uma terça parte deles (ainda assim um número fantasticamente grande), decidiu, por vontade própria, rebelar-se contra seu Criador, seguindo um arcanjo que recebeu o nome de Satanás ou Diabo: “e quanto aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade, mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas presos com correntes eternas para o juízo do grande dia” (Judas v. 6). Por causa desta rebelião, estes anjos receberam o nome de demônios e tornaram-se seres completamente devotados ao mal. A fim de nos preparar para a luta contra estes seres, Jesus nos explica como é a vida de um demônio que está na terra tentando prejudicar os homens em Lucas 11.24-26.
Diz Jesus no v. 24: “quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso e, não o encontrando, diz: ‘voltarei para a casa de onde sai’”. Ao chamar um demônio de “espírito imundo”, Jesus está falando de sua condição moral. Ele não tem como se limpar, pois já definiu sua escolha. A imundícia moral faz parte do seu ser, o que significa que ele é totalmente devotado ao mal. Ao sair de um homem, ele vai por lugares áridos, desertos, lugares que refletem seu próprio ser, sem vida, sem graça. Mesmo assim, não encontra descanso. Como um ser pessoal que é, o demônio busca descanso do sofrimento que tem. Mas não encontra! Sua vida é de sofrimento, cansaço e fastio de si próprio. Observe que ele é naturalmente solitário, pois não sabe o que é a comunhão para a alegria, o prazer e a amizade. Que vida horrorosa! Este demônio diz a si mesmo que é menos sofrimento para ele ocupar a casa, o receptáculo humano onde estava do que viver vagando sem rumo.
O demônio volta ao homem de onde tinha saído. “Quando chega, encontra a casa varrida e em ordem” (v. 25). O ser humano tem o desejo de ser dono de sua vida, de fazer suas escolhas como achar melhor. Há um desejo no ser humano pelo bem, por paz e harmonia. Falta-lhe o poder para alcançar isto, muitas vezes. A vida deste homem está em ordem. Os demônios não têm qualquer consideração pela vida humana. Tentam e usam os humanos pelo simples fato de demonstrarem seu ódio e sua raiva contra a criação de Deus.
E o que faz o tal demônio? Segundo Jesus, “então vai e traz outros espíritos piores do que ele, e entrando passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior que o primeiro” (v. 26). Ao decidir voltar para sua antiga habitação humana, este demônio se encontra com mais sete espíritos piores que ele, mas na mesma situação. Aqui há outro ensino de Jesus sobre os demônios: nenhum demônio é bom, mas há demônios piores que outros. Em que são piores? Na capacidade de fazer o mal. Alguns são mais poderosos e malignos que outros. Os mais malignos dominam os que têm menos malignidade pela força da maldade. Um bom exemplo humano desta organização é o PCC (Primeiro Comando da Capital), a poderosa organização criminosa voltada especificamente para fazer o mal. Eles são organizados, cumprem seus objetivos e estão juntos, mas não se ligam pelo amor e sim pelo medo. Quem está embaixo na hierarquia, obedece porque teme pela sua vida e de seus familiares. Assim são os demônios: organizados, unidos pelo medo, odiando-se uns aos outros, cruéis e malignos. Estes oito demônios vão habitar no homem e sua situação agora é bem pior do que quando havia só um demônio. Quando é influenciado pelos demônios, há uma piora na vida moral, ética e familiar de uma pessoa. Outros aspectos da vida como saúde, relacionamentos, organização, saúde interior também são afetados. O objetivo dos demônios é matar física e espiritualmente os seres humanos. Que quadro aterrador!

Mas há uma boa notícia para nós. O valente Filho de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, se manifestou para vencer o Diabo e todos os seus exércitos de demônios. Todos eles juntos, com toda sua malignidade, não conseguem enfrentar Jesus Cristo. Se você colocar Jesus para viver em sua vida e ele fizer dela a sua habitação, então você estará livre do poder dos demônios. Nunca um deles vai entrar em sua vida. Haverá tentações porque a luta, dentro e fora de nós, entre o Reino de Deus e este mundo mal continuam até o final da história. Mas você estará capacitado a vencê-las. Em Jesus, nós vencemos todos os demônios e todo o mal. Como escreveu Martinho Lutero: “se nos quisessem devorar demônios não contados, não nos podiam assustar, nem somos derrotados. O grande acusador dos servos do Senhor já condenado está, vencido cairá por uma só palavra. Sim, que a palavra ficará, sabemos com certeza, pois ela nos ajudará com armas de defesa. Se temos de perder família, bens, poder, e embora a vida vá, por nós Jesus está e nos dará seu Reino”. Amém.

2 comentários:

  1. Obrigada pastor, texto esclarecedor, amei, glorificando no nome de Jesus ao terminar de ler esse texto. Amém.

    ResponderExcluir