Pesquisar neste blog

Lucas 19.41-44 - O MESSIAS JESUS CHORA POR JERUSALÉM


O MESSIAS JESUS ENTRA EM JERUSALÉM (3ª Parte)
O MESSIAS JESUS CHORA POR JERUSALÉM

Você já perdeu uma oportunidade que não soube aproveitar? Algo que gostaria de voltar atrás e fazer diferente? Eu já, e muitas vezes. No texto de hoje, uma cidade inteira perde a grande oportunidade de sua existência. No texto de hoje em Lucas 19.41-44, Jesus o Rei-Messias entra na cidade com alegres cânticos entoados por seus seguidores e seus discípulos o celebram.
E quando se aproximou e viu a cidade, chorou por ela” (v. 41). O povo de Israel esperava que o Messias entrasse com muita pompa em Jerusalém para reinar com poder. Este Messias, ao ver a grande capital, não a exalta, mas chora com soluços (o choro aqui é semelhante à de um funeral). Jesus, perfeitamente humano, deixa suas emoções aparecerem com força. Jesus chora pela cidade que deveria recebê-lo de braços abertos como seu Rei-Messias, mas ele sabe que a cidade está incrédula em relação a ele. Nos evangelhos, Jesus chora duas vezes. No caso de Lázaro, ele chora por causa da morte como castigo aos pecados humanos e aqui, ele chora por causa da escolha das trevas por parte dos homens.
Jesus então começa a falar com a cidade como se ela fosse uma pessoa. Isto mostra o posicionamento bíblico de que as comunidades agem culturalmente de uma forma tão homogênea que parecem ser pessoas individualizadas. “E disse: ‘Ah! Se tu conhecesses, ao menos neste dia, o que te poderia trazer a paz! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos’” (v. 42). Jesus diz a ela: “Jerusalém, se você soubesse o que está acontecendo hoje e que a paz está diante de você, então me aceitaria de braços abertos”. Jesus poderia ter trazido a paz, a graça e a glória de Deus para esta cidade. Jesus é o único que pode trazer paz aos corações humanos, inclusive para você, leitor. No entanto, esta maravilhosa condição ficou oculta da cidade por dois motivos. O primeiro motivo é que todo o pensamento dos habitantes da cidade era contra Jesus. Eles eram incrédulos e não o queriam como Senhor deles. O segundo motivo é que Deus deixou eles irem no caminho que escolheram porque queria destrui-los por causa de seus pecados. Veja os mesmos motivos em ação na mensagem de Isaías 6.9-12: “Ele (o Senhor) então disse: ‘Vai e diz a este povo: Ouvindo ouvireis, e nunca entendereis; e, vendo, vereis e jamais percebereis. Torna o coração deste povo insensível; que os seus ouvidos fiquem surdos, e os seus olhos, cegos, para que não veja com os olhos, não ouça com os ouvidos, nem entenda com o coração, e nem se converta e nem seja curado’. Então disse eu: ‘Até quando, Senhor?’ Ele respondeu: ‘Até que as cidades estejam assoladas e fiquem sem habitantes, as casas sem moradores, e a terra esteja completamente desolada, e o Senhor tenha lançado toda a população para longe dela e a terra esteja totalmente abandonada’”.
Aí Jesus faz uma profecia terrível para Jerusalém: “Porque te sobrevirão dias em que os teus inimigos haverão de te cercar de trincheiras, te sitiar e te atacar de todos os lados; e te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem. E não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois não conheceste o tempo em que foste visitada” (v. 43,44). Jesus disse que chegaria o tempo de uma guerra horrível para Jerusalém: ela seria cercada até que acabasse o alimento e a água e então, o exército inimigo a atacaria com tal ferocidade que não deixariam vivos e a derrubariam completamente. Jesus falou isto no ano 30 d.C. e o exército romano, sob o comando do general Tito, fez exatamente assim em 70 d.C. A profecia de Jesus cumpriu-se literalmente. Triste fim de Jerusalém! Tudo isto aconteceria porque, naquele momento, Jerusalém estava sendo visitada pelo Senhor na pessoa de Jesus. Mas não aproveitaram esta maravilhosa oportunidade e ela se perdeu, porque não quiseram crer e se entregar ao Messias Jesus. Por isto Jesus chorou tão copiosamente.
Enquanto você está vivo, há oportunidade de crer em Jesus como seu salvador e Senhor. A oportunidade está aberta para você. Mas se desprezar a oportunidade, correndo atraás de boas obras, bom caráter, caridades, boa cidadania, e achando que estas coisas vão pesar a balança a seu favor, então digo que você está deixando a oportunidade escapar. Receba a Jesus como Senhor da sua vida e toda mudança necessária, ele fará em você. Ele sabe fazer isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário