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Lucas 20.41-44 - JESUS DEMONSTRA SUA DIVINDADE NAS ESCRITURAS


OS EMBATES DO REI/MESSIAS JESUS COM A LIDERANÇA RELIGIOSA DE ISRAEL (5ª Parte)
JESUS DEMONSTRA SUA DIVINDADE NAS ESCRITURAS

O texto que vamos estudar hoje, Lucas 20.41-44, é um dos mais difíceis do evangelho de Lucas e da Bíblia. Tenho certeza que você nunca ouviu um sermão sobre este texto. Para entendê-lo, é necessário conhecer o contexto do Antigo Testamento (AT) em relação a Deus e ao Messias. Vamos então explicar isto antes de analisar o texto.
A revelação de Deus no Antigo Testamento foi feita na língua hebraica. No AT, Deus é citado com duas palavras principais: “Elohim” que sempre é traduzida como Deus e o nome pelo qual ele se revela: “Yahweh” (literalmente: “Eu sou”) que é traduzida, para o português, por Jeová ou Senhor. Por ser Yahweh um nome sagrado, quando o texto era lido e aparecia o nome, os judeus substituíam a pronúncia pela palavra “Adonay” que significa “meu senhor”. Por causa disto, Adonay passou a ser outro nome pelo qual Deus era conhecido. O problema é que Adonay também era usado no sentido comum de senhor para uma pessoa importante (por exemplo, para referir-se ao rei, o súdito lhe diria adonay - meu senhor). Por causa deste uso nas próprias Escrituras judaicas do AT, Yahweh e Adonay passaram a ser nomes sagrados de Deus. No fim do século III a.C., 72 sábios judeus fizeram uma tradução das Escrituras do Antigo Testamento em hebraico para o grego que era a língua franca que todos falavam no mundo inteiro (era o inglês da época). Esta tradução recebeu o nome de “Septuaginta” e ganhou autoridade entre os judeus. Todos os textos do Antigo Testamento citados no Novo Testamento (NT) foram retirados da Septuaginta e não do texto hebraico original. Na Septuaginta, eles traduziram a palavra Yahweh por “kyrios” e a palavra Adonay (tanto usada para Deus quanto para um senhor humano), também por “kyrios”. Lembre-se que o Novo Testamento foi escrito na língua grega. Este é o contexto linguístico.
            Vamos ao contexto teológico. Davi foi o mais importante rei de Israel. Deus fez uma promessa de que um descendente seu reinaria para sempre (1º Crônicas 17.11-14). A este descendente, que ficou conhecido como “filho de Davi”, os judeus deram o nome o título de “Messias” (hebraico, na tradução para o grego o título é “Cristo”). Na época de Jesus, os judeus estavam aguardando este Messias chegar. Na visão dos judeus, este Messias seria rei como Davi e, através da vitoriosa luta armada, faria de Israel a maior entre todas as nações. Na concepção deles, este Messias não era divino, mas Yahweh agiria através dele para estas conquistas políticas. Davi, por ser o ascendente, seria sempre maior que o Messias e seria também o seu modelo. Vamos agora ao texto de Lucas.
Jesus, porém, perguntou-lhes: ‘Como dizem que o Cristo é filho de Davi?’” (v. 41). Até aqui, os judeus tinham feito perguntas para embaraçar Jesus. Agora é Jesus quem parte para o ataque e faz a pergunta aos líderes religiosos com o povo ouvindo tudo. Jesus vai fazer uma pergunta sobre uma questão teológica de um texto bíblico do AT. Se Jesus faz esta pergunta, tanto ela quanto sua resposta são muito importantes. Se não fosse importante, Jesus não a faria e nem ficaria registrada. Observe, leitor: para Jesus, a correta doutrina bíblica (hoje chamamos teologia) era muito importante e é necessário que reflitamos acerca dela. Muitas pessoas dizem que estudar teologia ou a doutrina bíblica não é importante e sim praticar o amor. Jesus não pensava assim. Ele praticava tanto o amor como o conhecimento das Escrituras. Estude a Bíblia, leia livros de teologia.
            Jesus diz que é pensamento corrente em Israel que o Messias (ele usa a palavra Cristo porque Lucas está escrevendo em grego) é filho de Davi. Todos sabiam que a palavra “filho” significava descendente. Logo, o Messias seria inferior a Davi por causa da descendência.
Continua Jesus: “Pois o próprio Davi diz no livro de Salmos: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os meus inimigos como estrado de teus pés’. Se Davi o chama Senhor, como pode ser seu filho?” (v. 42-44). Jesus cita o Salmo 110.1 (na Septuaginta e nas Bíblias Católicas Salmo 109.1). O Salmo 110 é da autoria do rei Davi e isto está escrito no próprio salmo. Os estudiosos judeus concordavam que é um salmo messiânico. Jesus enfatiza que, neste salmo, Davi está falando do Messias, seu descendente. A primeira frase do salmo é: “disse o Senhor ao meu Senhor”. No original hebraico do AT, a frase é assim: “Yahweh disse a Adonay”; na Septuaginta e no NT a frase é: “Kyrios disse a meu Kyrios”. Davi está falando de um homem, seu descendente, que ele chama de “meu Senhor” (Adonay/Kyrios). Aqui já começa o problema que Jesus quer chamar a atenção: nunca Davi poderia chamar um descendente seu de “meu Adonay”. Mas Davi o chama assim! Outra coisa: os dois personagens são chamados “Senhor”, título divino sem diferença alguma na Septuaginta e no texto de Lucas.
            “O Senhor disse a meu Senhor: Assenta-te à minha direita”. O Senhor (Yahweh) ordena a “meu Senhor” (Adonay) que ele fique sentado. Adonay não vai fazer força, ato algum. Só vai ficar sentado. A questão é o lugar onde ele se assenta: à direita do trono de Yahweh. Quem sentava à direita do trono do rei era a pessoa mais honrada de qualquer grupo. Quando o rei queria que algum sábio o aconselhasse em alguma decisão, o sábio sentava-se à direita do rei. Quando o rei queria honrar uma pessoa, colocava-a à sua direita. Adonay senta-se à direita de Yahweh, ou seja, Yahweh honra Adonay no mais alto posto de honra e autoridade. Chamo sua atenção para dois textos do NT: Filipenses 2.9,11 “Por isso, Deus também o exaltou (Jesus) com soberania e lhe deu o nome que está acima de qualquer outro nome [...] e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor (Kyrios) para glória de Deus Pai” e o outro texto é Atos 7.55,56 na morte de Estevão: “Mas Estevão, cheio do Espírito Santo, com os olhos fixos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus em pé, à direita de Deus, e disse: ‘Vejo o céu aberto, e o Filho do homem em pé, à direita de Deus’”.
Como Yaweh vai honrar Adonay? “Até que eu ponha os teus inimigos como estrado de teus pés”. Quem tem inimigos é “meu Senhor” (Adonay).  Mas o Adonay não vai lutar. Quem luta por ele é o Senhor (Yahweh). Ele vai derrotar todos os inimigos de Adonay e, conforme uma prática no AT, vai colocar os inimigos no chão, de tal forma que quando Adonay se assenta, ele coloca os pés sobre os inimigos totalmente derrotados. Vitória completa de Adonay, realizada por Yahweh! (“Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra” Filipenses 2.10). Aqui, neste texto, há algo muito estranho: Yahweh está servindo Adonay. Ou seja, Deus está servindo o Messias.
A palavra final de Jesus é uma pergunta que fica sem resposta pelos líderes judeus: “Se Davi o chama Senhor como pode ser seu filho?”. Como pode ser um descendente do magnífico rei Davi, alguém que ele o chama de “meu Senhor”? Os líderes judeus não conseguiam resolver este quebra-cabeça. Como pode o descendente ser chamado de “meus Senhor” pelo ascendente principal e, ainda por cima, este descendente, que é o Messias, ser chamado de Adonay, que era o nome do próprio Deus?
Mas Jesus sabia resolver este quebra-cabeça com muita facilidade, pois já havia dado a solução na proclamação de seu evangelho. Veja a solução:
- o “meu Senhor” (Adonay) é Deus, assim como Yahweh;
- o “meu Senhor” (Adonay) um dia torna-se humano e é Jesus, o Messias/Cristo;
- ele é humano da descendência do rei Davi: é seu filho;
- Adonay/Messias/Jesus morre numa cruz para salvar os seres humanos;
- por ser Deus, Adonay Jesus está ao lado direito de Yahweh (Deus Pai);
- Yahweh (Deus Pai) trabalha para a glória de Adonay Jesus
- o reinado de Adonay Jesus é eterno e jamais acabará.
Neste texto, Jesus está declarando que ele é divino, o Deus Filho, o Adonay, o Kyrios. O reinado eterno de Adonay Jesus está baseado na sua cruz para sempre. Foi na cruz que Adonay Jesus fez a reconciliação de tudo com Yahweh: “E, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele (Jesus) reconciliasse consigo mesmo (Deus) todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão no céu” (Colossensses 1.20). Glória ao Pai, ao Filho Jesus Adonay e ao Espírito Santo.

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