OS EMBATES DO
REI/MESSIAS JESUS COM A LIDERANÇA RELIGIOSA DE ISRAEL (5ª Parte)
JESUS DEMONSTRA
SUA DIVINDADE NAS ESCRITURAS
O texto que vamos
estudar hoje, Lucas 20.41-44, é um
dos mais difíceis do evangelho de Lucas e da Bíblia. Tenho certeza que você nunca
ouviu um sermão sobre este texto. Para entendê-lo, é necessário conhecer o
contexto do Antigo Testamento (AT) em relação a Deus e ao Messias. Vamos então
explicar isto antes de analisar o texto.
A revelação de
Deus no Antigo Testamento foi feita na língua hebraica. No AT, Deus é citado
com duas palavras principais: “Elohim”
que sempre é traduzida como Deus e o nome pelo qual ele se revela: “Yahweh” (literalmente: “Eu sou”) que é
traduzida, para o português, por Jeová ou Senhor. Por ser Yahweh um nome sagrado, quando o texto era lido e aparecia o nome,
os judeus substituíam a pronúncia pela palavra “Adonay” que significa “meu senhor”. Por causa disto, Adonay passou a ser outro nome pelo qual
Deus era conhecido. O problema é que Adonay
também era usado no sentido comum de senhor para uma pessoa importante (por
exemplo, para referir-se ao rei, o súdito lhe diria adonay - meu senhor). Por causa deste uso nas próprias Escrituras
judaicas do AT, Yahweh e Adonay passaram a ser nomes sagrados de
Deus. No fim do século III a.C., 72 sábios judeus fizeram uma tradução das
Escrituras do Antigo Testamento em hebraico para o grego que era a língua
franca que todos falavam no mundo inteiro (era o inglês da época). Esta tradução
recebeu o nome de “Septuaginta” e ganhou autoridade entre os judeus. Todos os
textos do Antigo Testamento citados no Novo Testamento (NT) foram retirados da
Septuaginta e não do texto hebraico original. Na Septuaginta, eles traduziram a
palavra Yahweh por “kyrios” e a palavra Adonay (tanto usada para Deus quanto para um senhor humano), também
por “kyrios”. Lembre-se que o Novo
Testamento foi escrito na língua grega. Este é o contexto linguístico.
Vamos
ao contexto teológico. Davi foi o mais importante rei de Israel. Deus fez uma
promessa de que um descendente seu reinaria para sempre (1º Crônicas 17.11-14).
A este descendente, que ficou conhecido como “filho de Davi”, os judeus deram o
nome o título de “Messias” (hebraico, na tradução para o grego o título é “Cristo”).
Na época de Jesus, os judeus estavam aguardando este Messias chegar. Na visão
dos judeus, este Messias seria rei como Davi e, através da vitoriosa luta
armada, faria de Israel a maior entre todas as nações. Na concepção deles, este
Messias não era divino, mas Yahweh
agiria através dele para estas conquistas políticas. Davi, por ser o
ascendente, seria sempre maior que o Messias e seria também o seu modelo. Vamos
agora ao texto de Lucas.
“Jesus, porém, perguntou-lhes: ‘Como dizem que o Cristo é
filho de Davi?’” (v. 41). Até aqui, os judeus tinham feito perguntas
para embaraçar Jesus. Agora é Jesus quem parte para o ataque e faz a pergunta
aos líderes religiosos com o povo ouvindo tudo. Jesus vai fazer uma pergunta
sobre uma questão teológica de um texto bíblico do AT. Se Jesus faz esta
pergunta, tanto ela quanto sua resposta são muito importantes. Se não fosse
importante, Jesus não a faria e nem ficaria registrada. Observe, leitor: para
Jesus, a correta doutrina bíblica (hoje chamamos teologia) era muito importante
e é necessário que reflitamos acerca dela. Muitas pessoas dizem que estudar
teologia ou a doutrina bíblica não é importante e sim praticar o amor. Jesus
não pensava assim. Ele praticava tanto o amor como o conhecimento das
Escrituras. Estude a Bíblia, leia livros de teologia.
Jesus
diz que é pensamento corrente em Israel que o Messias (ele usa a palavra Cristo
porque Lucas está escrevendo em grego) é filho de Davi. Todos sabiam que a
palavra “filho” significava descendente. Logo, o Messias seria inferior a Davi
por causa da descendência.
Continua Jesus: “Pois o próprio Davi diz no livro de Salmos: ‘O Senhor disse
ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os meus inimigos
como estrado de teus pés’. Se Davi o chama Senhor, como pode ser seu filho?”
(v. 42-44). Jesus cita o Salmo 110.1 (na Septuaginta e nas Bíblias Católicas
Salmo 109.1). O Salmo 110 é da autoria do rei Davi e isto está escrito no
próprio salmo. Os estudiosos judeus concordavam que é um salmo messiânico.
Jesus enfatiza que, neste salmo, Davi está falando do Messias, seu descendente.
A primeira frase do salmo é: “disse o Senhor ao meu Senhor”. No original
hebraico do AT, a frase é assim: “Yahweh
disse a Adonay”; na Septuaginta e no
NT a frase é: “Kyrios disse a meu Kyrios”. Davi está falando de um homem,
seu descendente, que ele chama de “meu Senhor” (Adonay/Kyrios). Aqui já começa o problema que Jesus quer chamar a
atenção: nunca Davi poderia chamar um descendente seu de “meu Adonay”. Mas Davi o chama assim! Outra
coisa: os dois personagens são chamados “Senhor”, título divino sem diferença
alguma na Septuaginta e no texto de Lucas.
“O
Senhor disse a meu Senhor: Assenta-te à minha direita”. O Senhor (Yahweh) ordena a “meu Senhor” (Adonay) que ele fique sentado. Adonay não vai fazer força, ato algum.
Só vai ficar sentado. A questão é o lugar onde ele se assenta: à direita do
trono de Yahweh. Quem sentava à direita do trono do rei era a pessoa mais
honrada de qualquer grupo. Quando o rei queria que algum sábio o aconselhasse
em alguma decisão, o sábio sentava-se à direita do rei. Quando o rei queria
honrar uma pessoa, colocava-a à sua direita. Adonay senta-se à direita de Yahweh,
ou seja, Yahweh honra Adonay no mais alto posto de honra e
autoridade. Chamo sua atenção para dois textos do NT: Filipenses 2.9,11 “Por isso, Deus também o exaltou (Jesus) com soberania e
lhe deu o nome que está acima de qualquer outro nome [...] e toda língua
confesse que Jesus Cristo é o Senhor (Kyrios) para glória de Deus Pai” e
o outro texto é Atos 7.55,56 na morte de Estevão: “Mas
Estevão, cheio do Espírito Santo, com os olhos fixos no céu, viu a glória de
Deus, e Jesus em pé, à direita de Deus, e disse: ‘Vejo o céu aberto, e o Filho
do homem em pé, à direita de Deus’”.
Como Yaweh vai honrar Adonay? “Até que eu ponha os teus inimigos como estrado de teus pés”.
Quem tem inimigos é “meu Senhor” (Adonay). Mas o Adonay
não vai lutar. Quem luta por ele é o Senhor (Yahweh). Ele vai derrotar todos os inimigos de Adonay e, conforme uma prática no AT, vai colocar os inimigos no
chão, de tal forma que quando Adonay
se assenta, ele coloca os pés sobre os inimigos totalmente derrotados. Vitória
completa de Adonay, realizada por Yahweh! (“Para
que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, na terra e
debaixo da terra” Filipenses 2.10). Aqui, neste texto, há algo muito
estranho: Yahweh está servindo Adonay. Ou seja, Deus está servindo o
Messias.
A palavra final de
Jesus é uma pergunta que fica sem resposta pelos líderes judeus: “Se Davi o
chama Senhor como pode ser seu filho?”. Como pode ser um descendente do
magnífico rei Davi, alguém que ele o chama de “meu Senhor”? Os líderes judeus
não conseguiam resolver este quebra-cabeça. Como pode o descendente ser chamado
de “meus Senhor” pelo ascendente principal e, ainda por cima, este descendente,
que é o Messias, ser chamado de Adonay,
que era o nome do próprio Deus?
Mas Jesus sabia
resolver este quebra-cabeça com muita facilidade, pois já havia dado a solução
na proclamação de seu evangelho. Veja a solução:
- o “meu Senhor” (Adonay) é Deus, assim como Yahweh;
- o “meu Senhor” (Adonay) um dia torna-se humano e é Jesus, o Messias/Cristo;
- ele é humano da descendência do rei
Davi: é seu filho;
- Adonay/Messias/Jesus
morre numa cruz para salvar os seres humanos;
- por ser Deus, Adonay Jesus está ao lado direito de Yahweh (Deus Pai);
- Yahweh
(Deus Pai) trabalha para a glória de Adonay
Jesus
- o reinado de Adonay Jesus é eterno e jamais acabará.
Neste texto, Jesus
está declarando que ele é divino, o Deus Filho, o Adonay, o Kyrios. O
reinado eterno de Adonay Jesus está
baseado na sua cruz para sempre. Foi na cruz que Adonay Jesus fez a reconciliação de tudo com Yahweh: “E, havendo feito a paz pelo
sangue da sua cruz, por meio dele (Jesus) reconciliasse consigo mesmo (Deus)
todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão no céu” (Colossensses
1.20). Glória ao Pai, ao Filho Jesus Adonay
e ao Espírito Santo.
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