AS OBRAS DA CARNE (3ª Parte)
PECADOS QUE TEM A
VER COM A DETURPAÇÃO DA VIDA EM COMUNIDADE
GÁLATAS 5.19-21 diz: 19Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a
prostituição, a impureza, a lascívia, 20a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os
ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, 21as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a
estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais
coisas praticam não herdarão o reino de Deus.
Deus
criou os seres humanos com duas características para o relacionamento: a
individualidade e o senso de comunidade. Não é possível ser pessoa humana sem a
comunidade. A comunidade só existe se formada de indivíduos. Durante toda a
vida é necessário haver um eu e um nós. Por causa do pecado, existe em cada ser
humano, um egoísmo latente, que procura pesar o prato da balança apenas para o
lado do indivíduo. É neste momento que se peca contra a comunidade e que se faz
com que a comunidade também se torne pecadora. Nesta última parte sobre as
obras da carne, Paulo fala acerca dos pecados que deturpam o valor da
comunidade.
PECADOS QUE
DETURPAM O SENSO DE COMUNIDADE
1) INIMIZADES (ecthra)
A palavra grega ecthra tem o significado de inimizade e
tem origem no substantivo “inimigo”. A pessoa que tem ecthra vê o mundo dividido em amigos e inimigos. Trata bem seus
amigos, que são do mesmo grupo dele, e combate com ódio os seus inimigos que
pertencem a outros grupos. Ecthra (inimizade)
está na base dos nacionalismos exagerados que dizem: “não gosto de americanos,
ou chineses, ou argentinos, etc”. Também é a base dos racismos: “não gosto de
negro, ou de branco, ou de índio, etc”. Ou mesmo de pessoas: “odeio fulano, não
gosto de sicrano”. A inimizade (ekthra)
tem sua ênfase no interior da pessoa, no coração, mas vai operar nas relações
entre as pessoas.
2) CONTENDA (éris)
A palavra grega éris deve ser traduzida como contenda,
briga. Éris (contenda) forma par com
a palavra ecthros (inimizade), sendo
que a primeira é mais exterior e a segunda é mais interior da pessoa. A pessoa
que tem éris (contenda) gosta de
brigar com tudo e com todos. Briga até com seus amigos e pode romper uma
amizade por causa disto. Ele sempre briga pelo que julga ser seu: religião,
ideologia, time de futebol, líder político. Éris
(contenda) está na base das famosas fake-news
de hoje. É éris (contenda) que vai
dividir as pessoas.
3) CIÚME (zelos)
A palavra grega zelos pode ser traduzida como ciúme ou
inveja. Esta palavra forma par com a palavra phthonos (inveja) do v. 21. As duas palavras são sinônimas em
muitos lugares do Novo Testamento e é difícil defini-las em separado. Na
Bíblia, a palavra zelos (ciúme) tem um sentido positivo e um
negativo. No sentido positivo, zelos expressa cuidado e proteção, como é o caso
quando se diz “O Espírito que fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme (zelos)?” (Tiago 4.5). Neste caso que
estamos estudando zelos (ciúme) é negativo porque é uma obra da
carne. Negativamente, zelos (ciúme) é
a inveja do sucesso de alguém, sendo que esta pessoa está tomando de mim o que
considero ser meu. Exemplos: o marido que tem ciúmes da mulher, porque imagina
que ela lhe pertence e acha que outro homem quer tomá-la dele. Outro exemplo:
em Atos 5.17, os saduceus mandam prender os apóstolos de Cristo porque ficaram
com zelos (inveja). Eles acharam que os apóstolos
estavam tirando a primazia espiritual deles sobre o povo de Israel. O cíume (zelos) pode trazer consequências
terríveis.
4) INVEJAS (phthonos)
O
pecado que faz par com zelos (ciúme)
é phthonos (invejas). Phthonos é aquela raiva pelo sucesso do
outro, aquela mordida de inveja em si próprio porque alguém próximo me
ultrapassou. Em Tito 3.3 lemos: “vivendo em malícia e inveja (phthonos) odiosos”. Esta inveja sempre
desperta algum tipo de ódio, raiva, sentimento de que a pessoa foi injustiçada
ao não ter conseguido o que o outro ganhou. Na inveja, há sempre um sentimento
de injustiça: “deveria ter sido eu”. Por exemplo, a promoção à chefia de um
colega de trabalho, leva o outro que se sentiu injustiçado a uma inveja com
raiva do colega promovido. Tudo o que ele puder fazer para prejudicar o outro,
ele vai fazer. Outro exemplo é de uma vizinha que vê a vida da outra melhorar
mais que a dela. A raiva proveniente de phthonos
tem consequências imprevisíveis.
5) IRAS (thumós)
A
palavra grega thumós é traduzido como
ira, ou raiva ou fúria. A palavra thumós indica
a pessoa que tem um mau gênio explosivo e violento. Não é a ira que fica
guardada por muito tempo, como o ódio. É o tipo de pessoa que é chamada de
“pavio curto”. É o sujeito que sempre acha motivo para ter raiva e estoura a
conversa em discussão e briga, agride seus familiares por pouca coisa e diz que
não leva desaforo para casa. Aliás, a vida dele é um monte de desaforo.
6) FACÇÕES (erithéia), 7) DISSENSÕES (discotasia)
E 8) PARTIDOS (airesis)
As
próximas três palavras são bastante semelhantes e se constituem em pecados
contra a comunidade. Elas têm uma gradação que vai do desejo de separar (erithéia), o ato de separar pessoas em
grupos opostos (discotasia) e,
finalmente, a ação de grupos que se combatem (airesis).
A palavra grega erithéia traduzida como facções
significa uma ambição pessoal que promove rivalidades em grupos. Tiago diz em
sua carta: “mas se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso (erithéia) em vosso coração ...”: observe
que erithéia é do coração e,
portanto, aquela atitude interior de alguém que quer ascender em poder em algum
grupo e começa a tramar atitudes que vão separar o grupo para que ele possa
tirar vantagem disto. Pense numa igreja e em alguém que ambiciona muito
tornar-se um obreiro, presbítero, pastor ou mesmo um pastor que quer subir na
organização eclesiástica e começa a falar e agir de forma a separar as pessoas
daquela igreja. Isto é erithéia.
A palavra grega discotasia traduzida como dissensões significa
a divisão prática das pessoas em grupos. Uma igreja é unida e vive bem. Aí
aparece uma pessoa com muita ambição de poder e começa a jogar uns contra os
outros. O clima que era de união passa a ser de dissensão. As pessoas começam a
formar grupos com aqueles que pensam de forma igual e a enxergar os outros
grupos como inimigos. Estas ações de separação das pessoas na prática é discotasia.
A palavra grega airesis traduzida como partidos
significa o término da divisão dentro de uma comunidade, na qual ela passa a
viver com partidos bem definidos. Estes estão em guerra uns com os outros pelo
predomínio no grupo, não têm mais compartilhamento e desprezam-se entre si. Uma
comunidade neste estado não subsistirá.
O texto de Gálatas
5.19-21 fala de algumas obras da carne. Elas estão presentes em todos os seres
humanos, é nossa humanidade. Somos assim. Infelizmente, aparecem também
naqueles que nasceram de novo pela graça de Jesus. O que fazer então para
vencer estes pecados da carne? Em primeiro lugar, buscar mudanças pessoais
interiores com a ajuda do Espírito Santo. Em segundo lugar, tirar de dentro de
nós (e esta é uma atividade para a vida inteira) este egocentrismo latente e
começar a olhar para o outro, não como um objeto meu, mas alguém de valor igual
a si próprio. Respeitar o outro e a tudo que é dele, inclusive a opinião. Em
terceiro, amar ajudando o próximo.
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