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AS OBRAS DA CARNE 3/3 PECADOS QUE DETURPAM A VIDA EM COMUNIDADE

 AS OBRAS DA CARNE (3ª Parte)

PECADOS QUE TEM A VER COM A DETURPAÇÃO DA VIDA EM COMUNIDADE

 

GÁLATAS 5.19-21 diz: 19Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia,    20a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,    21as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.

            Deus criou os seres humanos com duas características para o relacionamento: a individualidade e o senso de comunidade. Não é possível ser pessoa humana sem a comunidade. A comunidade só existe se formada de indivíduos. Durante toda a vida é necessário haver um eu e um nós. Por causa do pecado, existe em cada ser humano, um egoísmo latente, que procura pesar o prato da balança apenas para o lado do indivíduo. É neste momento que se peca contra a comunidade e que se faz com que a comunidade também se torne pecadora. Nesta última parte sobre as obras da carne, Paulo fala acerca dos pecados que deturpam o valor da comunidade.

PECADOS QUE DETURPAM O SENSO DE COMUNIDADE

1) INIMIZADES (ecthra)

A palavra grega ecthra tem o significado de inimizade e tem origem no substantivo “inimigo”. A pessoa que tem ecthra vê o mundo dividido em amigos e inimigos. Trata bem seus amigos, que são do mesmo grupo dele, e combate com ódio os seus inimigos que pertencem a outros grupos. Ecthra (inimizade) está na base dos nacionalismos exagerados que dizem: “não gosto de americanos, ou chineses, ou argentinos, etc”. Também é a base dos racismos: “não gosto de negro, ou de branco, ou de índio, etc”. Ou mesmo de pessoas: “odeio fulano, não gosto de sicrano”. A inimizade (ekthra) tem sua ênfase no interior da pessoa, no coração, mas vai operar nas relações entre as pessoas.

2) CONTENDA (éris)

A palavra grega éris deve ser traduzida como contenda, briga. Éris (contenda) forma par com a palavra ecthros (inimizade), sendo que a primeira é mais exterior e a segunda é mais interior da pessoa. A pessoa que tem éris (contenda) gosta de brigar com tudo e com todos. Briga até com seus amigos e pode romper uma amizade por causa disto. Ele sempre briga pelo que julga ser seu: religião, ideologia, time de futebol, líder político. Éris (contenda) está na base das famosas fake-news de hoje. É éris (contenda) que vai dividir as pessoas.

3) CIÚME (zelos)

A palavra grega zelos pode ser traduzida como ciúme ou inveja. Esta palavra forma par com a palavra phthonos (inveja) do v. 21. As duas palavras são sinônimas em muitos lugares do Novo Testamento e é difícil defini-las em separado. Na Bíblia, a palavra zelos  (ciúme) tem um sentido positivo e um negativo. No sentido positivo, zelos  expressa cuidado e proteção, como é o caso quando se diz “O Espírito que fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme (zelos)?” (Tiago 4.5). Neste caso que estamos estudando zelos  (ciúme) é negativo porque é uma obra da carne. Negativamente, zelos (ciúme) é a inveja do sucesso de alguém, sendo que esta pessoa está tomando de mim o que considero ser meu. Exemplos: o marido que tem ciúmes da mulher, porque imagina que ela lhe pertence e acha que outro homem quer tomá-la dele. Outro exemplo: em Atos 5.17, os saduceus mandam prender os apóstolos de Cristo porque ficaram com zelos  (inveja). Eles acharam que os apóstolos estavam tirando a primazia espiritual deles sobre o povo de Israel. O cíume (zelos) pode trazer consequências terríveis.

4) INVEJAS (phthonos)

            O pecado que faz par com zelos (ciúme) é phthonos (invejas). Phthonos é aquela raiva pelo sucesso do outro, aquela mordida de inveja em si próprio porque alguém próximo me ultrapassou. Em Tito 3.3 lemos: “vivendo em malícia e inveja (phthonos) odiosos”. Esta inveja sempre desperta algum tipo de ódio, raiva, sentimento de que a pessoa foi injustiçada ao não ter conseguido o que o outro ganhou. Na inveja, há sempre um sentimento de injustiça: “deveria ter sido eu”. Por exemplo, a promoção à chefia de um colega de trabalho, leva o outro que se sentiu injustiçado a uma inveja com raiva do colega promovido. Tudo o que ele puder fazer para prejudicar o outro, ele vai fazer. Outro exemplo é de uma vizinha que vê a vida da outra melhorar mais que a dela. A raiva proveniente de phthonos tem consequências imprevisíveis.

5) IRAS (thumós)

            A palavra grega thumós é traduzido como ira, ou raiva ou fúria. A palavra thumós indica a pessoa que tem um mau gênio explosivo e violento. Não é a ira que fica guardada por muito tempo, como o ódio. É o tipo de pessoa que é chamada de “pavio curto”. É o sujeito que sempre acha motivo para ter raiva e estoura a conversa em discussão e briga, agride seus familiares por pouca coisa e diz que não leva desaforo para casa. Aliás, a vida dele é um monte de desaforo.

6) FACÇÕES (erithéia), 7) DISSENSÕES (discotasia) E 8) PARTIDOS (airesis)

            As próximas três palavras são bastante semelhantes e se constituem em pecados contra a comunidade. Elas têm uma gradação que vai do desejo de separar (erithéia), o ato de separar pessoas em grupos opostos (discotasia) e, finalmente, a ação de grupos que se combatem (airesis).

A palavra grega erithéia traduzida como facções significa uma ambição pessoal que promove rivalidades em grupos. Tiago diz em sua carta: “mas se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso (erithéia) em vosso coração ...”: observe que erithéia é do coração e, portanto, aquela atitude interior de alguém que quer ascender em poder em algum grupo e começa a tramar atitudes que vão separar o grupo para que ele possa tirar vantagem disto. Pense numa igreja e em alguém que ambiciona muito tornar-se um obreiro, presbítero, pastor ou mesmo um pastor que quer subir na organização eclesiástica e começa a falar e agir de forma a separar as pessoas daquela igreja. Isto é erithéia.

A palavra grega discotasia traduzida como dissensões significa a divisão prática das pessoas em grupos. Uma igreja é unida e vive bem. Aí aparece uma pessoa com muita ambição de poder e começa a jogar uns contra os outros. O clima que era de união passa a ser de dissensão. As pessoas começam a formar grupos com aqueles que pensam de forma igual e a enxergar os outros grupos como inimigos. Estas ações de separação das pessoas na prática é discotasia.

A palavra grega airesis traduzida como partidos significa o término da divisão dentro de uma comunidade, na qual ela passa a viver com partidos bem definidos. Estes estão em guerra uns com os outros pelo predomínio no grupo, não têm mais compartilhamento e desprezam-se entre si. Uma comunidade neste estado não subsistirá.

O texto de Gálatas 5.19-21 fala de algumas obras da carne. Elas estão presentes em todos os seres humanos, é nossa humanidade. Somos assim. Infelizmente, aparecem também naqueles que nasceram de novo pela graça de Jesus. O que fazer então para vencer estes pecados da carne? Em primeiro lugar, buscar mudanças pessoais interiores com a ajuda do Espírito Santo. Em segundo lugar, tirar de dentro de nós (e esta é uma atividade para a vida inteira) este egocentrismo latente e começar a olhar para o outro, não como um objeto meu, mas alguém de valor igual a si próprio. Respeitar o outro e a tudo que é dele, inclusive a opinião. Em terceiro, amar ajudando o próximo.

Um comentário:

  1. Boa noite tudo bem? Sou brasileiro, carioca e procuro novos seguidores para o meu blog. E seguirei o seu com prazer. Novos amigos também são bem vindos, não importa a distância. Sou o seguidor número

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