Pesquisar neste blog

Lucas 02.08-12 - NATAL É O NASCIMENTO DO DEUS-HOMEM

NATAL É O NASCIMENTO DO DEUS-HOMEM

O pastor Israel Belo de Azevedo escreveu em seu site que, em uma época de Natal, entrou em um grande Shopping no Rio de Janeiro e viu uma enorme árvore de Natal que invadia os três andares do local. Era imensa, cheia de luzes coloridas, com muitos pacotes de presentes embrulhados no chão. Era tão bonita que dezenas de pessoas queriam tirar fotos ali. Ele procurou algum símbolo naquela árvore que lembrasse Jesus, mas não encontrou nenhum. Era a época do Natal de Jesus, mas nenhuma referência a ele. Que importância tem o nascimento de Jesus Cristo para nós? O que muda na humanidade e em nossa vida particular o nascimento desta criança? Lucas 2.8-12 fala do nascimento daquele que é Deus-Homem.
                Enquanto a pacata cidade de Belém dormia, havia sempre pastores cuidando dos seus rebanhos de ovelhas na região (v. 8). Os pastores eram pessoas simples, iletradas, de baixa reputação e desprezadas socialmente. Como trabalhavam em turnos, especialmente à noite, não tinham condições de seguir os rituais do judaísmo, religião de Israel. Por causa disto, eram discriminados. Toda noite, o mesmo trabalho difícil, às vezes num frio cortante, de proteger as ovelhas e cuidar delas. Eles reuniam-se em grupos, pois isto ajudava no trabalho. Para um desses grupos de pastores, que trabalhavam nos arredores de Belém naquela noite em que Jesus nasceu, tudo seria diferente. Eles se lembrariam daquilo por toda a vida.
                Um anjo veio na direção deles por cima e, num instante, uma luz intensa que era a glória do Senhor Deus brilhou ao redor de todos eles (v. 9). É interessante que Deus não anuncia o nascimento de seu Filho nem em Belém, nem em Jerusalém, nem a reis ou a homens influentes, mas anuncia a desprezados e anônimos pastores que estão trabalhando. Impressiona-me como Deus gosta de escolher gente desprezada e fraca para realizar sua obra no mundo! O coração daqueles pastores acelerou e eles ficaram morrendo de medo: “o que é isto? Vamos morrer?”
Em primeiro lugar, o anjo os acalma pois estavam apavorados: “não tenham medo”, ele diz (v. 10). Em seguida, o anjo passa a dizer-lhes que ele trazia notícia muito boa. A palavra boas notícias, na língua grega em que o Novo Testamento foi escrito, é a palavra “evangelho”. Este evangelho planta em todos uma grande alegria. Esta alegria vai chegar para todo o povo que ama a Deus. Até hoje, o evangelho de Jesus é fonte de uma imensa alegria para todos aqueles que são de Deus. Nem as doenças, nem o sofrimento, nem a falta de dinheiro, nem o fato de ser vítima de desprezo ou violência, tira esta alegria de dentro do coração de quem crê. Por outro lado, o evangelho de Jesus não causa nenhuma reação positiva na vida daquele que não crê, mesmo que, da boca para fora, a pessoa diga que crê. A imensa alegria pela vinda de Jesus ao mundo é a marca do povo de Deus.
O anjo também diz que o nascimento de Jesus é para nós (v. 11). Jesus deixou os céus e se encarnou para nos salvar. Seu objetivo sempre foi a redenção da humanidade. Ele nos amou. Jesus Cristo ama você! Por isto, o anjo o chama de Salvador. Ele veio para nos salvar da morte, do pecado e de nós mesmos. Você já foi salvo por Jesus Cristo? O anjo dá a este  menino mais dois títulos muito importantes: Cristo e Senhor. Cristo não é sobrenome de Jesus mas um título. É a mesma coisa que o título hebraico Messias e significa Ungido. O Cristo/Messias seria descendente do rei Davi e por isto ele nasce na cidade de Davi, que é Belém. O Cristo traria salvação, paz e prosperidade. A palavra Senhor era, no hebraico, Adonai e era usada em substituição ao nome sagrado de Deus no Antigo Testamento: Yahweh. Senhor era uma referência a Deus. Em outras palavras, o anjo está dizendo que o menino que nasceu é o Deus que se revelou no Antigo Testamento. Jesus é Deus! E Deus que vem para nos salvar!
O anjo dá um sinal aos pastores para que eles o encontrem (v. 12). Um recém-nascido envolto em faixas e deitado numa gamela onde animais comiam. Aquele que é Deus é também um bebê indefeso, mas protegido por seus pais e que dorme tranquilamente. Jesus Cristo é homem!

Há salvação para nós. Jesus é o Deus que se torna homem em Belém para morrer na cruz por nós e nos salvar. Viva Jesus, alegria dos homens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário