Pesquisar neste blog

Lucas 08.16-18 - TRÊS CONSELHOS DE JESUS PARA VIVER BEM

TRÊS CONSELHOS DE JESUS PARA VIVER BEM

Todos nós temos o desejo de nos dar bem nesta vida. Fazemos sonhos de prosperar e ter uma existência tranquila, sem medo. Com base neste desejo, muitas pessoas seguem o caminho do erro, do crime ou da trapaça com o objetivo de ficar ricas e garantir o futuro. Esta falta de caráter é uma das razões para tantos escândalos que ocorrem hoje em dia. Por isso, estas pessoas fazem tudo em oculto na esperança de que o malfeito nunca seja descoberto. Vale a pena viver no erro e na desonestidade? Em Lucas 8.16-18, Jesus nos dá três conselhos para vivermos bem nesta vida e na futura.
No v. 16, ele diz: “ninguém acende uma candeia (lampião) e a esconde num jarro ou a coloca debaixo de uma cama. Ao contrário, coloca-a num lugar apropriado, de modo que os que entram, possam ver a luz”. O primeiro conselho é: “deixa a luz de sua vida brilhar”. Lâmpada acesa não se esconde. Por isto, as lâmpadas ficam no alto para clarear e ajudar as pessoas na escuridão. Jesus diz a você que, se você é luz, brilhe! Se a sua vida não tem o que esconder, se você vive de uma forma agradável a Deus, então libere a luz da sua vida para ajudar outros. Você é chamado para clarear as coisas para as pessoas, empenhar-se em fazer todo tipo de bem para os demais, ser um oásis neste deserto terrível que é viver. Evangelize as pessoas. Seja luz! Mesmo que você seja alguém limitado e sua luz seja pequena, não faz mal. A pequena luz de uma vela faz uma diferença tremenda onde só há escuridão. Não fique escondido num canto, julgando-se incapaz de abençoar alguém com sua vida. Deixa a luz de Jesus brilhar através de você!
No v. 17, ele diz: “porque não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz”. O segundo conselho é: “seja íntegro: seja o mesmo tanto na sua vida particular quanto na pública”. Jesus diz que tudo que hoje é oculto será manifesto amanhã. Ora, se isto é verdade, não tenha duas caras. Não tenha um jeito de ser em particular, quando está sozinho ou quando ninguém o vê, e outro bem diferente quando está com a família e os amigos. Geralmente, os pecados são feitos em oculto, escondidos. Mas quando estamos em público parece que somos pessoas nota dez. A integridade consiste em ser a mesma pessoa quando está só e quando está com outras. Faça o bem secretamente e evite pecar no oculto. Tome a firme resolução de, quando ninguém estiver lhe observando, agir do mesmo jeito como se todos estivessem olhando você. Mas, Jesus disse que tudo que é secreto será revelado. Quando isto ocorrerá? Em dois momentos. O primeiro momento é agora porque “a boca fala do que o coração está cheio”. Ou seja, em pequenos gestos públicos mostramos quem realmente somos. O segundo momento será no dia do Juízo Final quando Deus, o juiz, trará a público nossos erros e pecados. Este será um dia de angústia para muita gente. Por causa deste conselho de Jesus, o cristianismo nunca será uma sociedade secreta. Nossos cultos são públicos porque não há o que ocultar.
No v. 18, ele diz: “portanto, considerem atentamente como vocês estão ouvindo. A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que pensa que tem lhe será tirado”. O terceiro conselho é: “deseje ouvir e viver a Palavra de Deus”. Estes conselhos têm como contexto a parábola do semeador. Nela, a boa terra é aquela que aceita e retém a Palavra de Deus. Jesus nos pergunta como estamos ouvindo sua Palavra que nos vem através da Bíblia. Aquele que tiver desejo pela palavra, as bênçãos do Senhor serão dadas em cada vez mais abundância a ele. Quem não tem desejo pela palavra de Deus, até o que pensa ter, lhe será tirado. Tenha prazer em ouvir a palavra de Deus e a colocá-la em prática na sua vida: “pois o seu prazer está na lei do Senhor e nela medita de dia e de noite...e tudo o que ele faz prosperará” (Salmo 1.2,3).

Os conselhos de Jesus são simples, mas vão fazer a sua vida ser ricamente abençoada em todos os sentidos: deixa a luz de sua vida brilhar, seja íntegro (sempre o mesmo) e tenha prazer em ouvir e viver a Palavra de Deus. Você não terá medo de viver  e será feliz nesta vida e na futura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário