Pesquisar neste blog

Lucas 11.33-36 - O BRILHO QUE PROVÉM DO INTERIOR

O BRILHO QUE PROVÉM DO INTERIOR

O nosso tempo é o tempo da aparência. Ninguém está preocupado com a essência das pessoas ou das coisas. Veja as propagandas: só há sorrisos, olhares, corpos “sarados”, carros, lanchas e aviões. Com raras exceções, a grande maioria delas não fala sobre relacionamentos ou vida interior. Veja as redes sociais: o que faz sucesso? Viagens, pessoas assentadas ao redor de uma mesa com muita comida, sorrisos, olhares, vitórias em qualquer coisa, etc. Como o grupo terrorista “Estado Islâmico” consegue aliciar jovens europeus para lutar suas guerras insanas? Através da aparência. Diferente de nosso mundo atual, Jesus em Lucas 11.33-36 nos fala do brilho de uma pessoa que provém do seu interior.
Jesus diz no v. 33: “ninguém acende uma candeia (lampião) e a coloca em lugar onde fique escondida ou debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, para que os que entram possam ver a luz”. A candeia ou lampião (pense num tempo em que não existia energia elétrica) tem a utilidade prática de iluminar durante a noite. Não vale a pena colocá-la em um lugar que não será usado. Só será útil em um lugar de trânsito das pessoas para que enxerguem bem por onde estão andando. A comparação de Jesus é com a vida das pessoas, com a sua vida. Deve existir em você, provinda do seu interior, uma luz que ilumine as outras pessoas através de suas palavras, seus gestos, suas atitudes, suas decisões, seus sentimentos e sua boa índole em ajudar. Que brote luz de dentro de você e que ela seja colocada à disposição dos outros para abençoá-los.
Depois de falar da utilidade da candeia ou lampião, Jesus agora se volta para você, que é uma candeia nos v. 34,35: “os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas. Portanto, cuidado para que a luz que está em seu interior não sejam trevas”. Os seus olhos são a luz que vão iluminar e definir o seu interior. Quando você se depara com o que vê na sua realidade e a recebe simples, de forma sincera e pura, então você será uma pessoa luminosa. Isto significa, entre outras coisas, enxergar a vida sem uma ideologia a servir de filtro, sem maldade e sem malícia. Enxergar bem a realidade com os olhos é vê-la sob a influência do ensino de Jesus Cristo e da Bíblia: a vida é boa, com muitíssimas marcas da graça de Deus para nosso prazer, mas o mal e o pecado transtornaram a humanidade. Sabendo disto, compete a você enxergar a vida com bondade, esperança, graça e sabedoria. Por outro lado, quando seu olho é mau, ou seja, você enxerga a vida com maldade, todo o seu ser será de escuridão. Neste caso, teremos uma pessoa egoísta, pessimista e que se alegra com o insucesso moral dos outros. Portanto, Jesus nos dá uma solene advertência: cuidado com o tipo de luz que seu olhar joga dentro de você! Se for uma luz má, seu ser inteiro será ruim e vai prejudicar a vida das pessoas ao seu redor. No fim das contas, sua vida será triste, lúgubre e sem graça.
No v. 36, Jesus diz: “logo, se todo o seu corpo estiver cheio de luz, e nenhuma parte dele estiver em trevas, estará completamente iluminado, como quando a luz de uma candeia brilha sobre você”. Jesus nos orienta a que todas as áreas da nossa vida não estejam em escuridão. Você pode ser uma boa pessoa, mas a área do sexo estar deteriorada; ou a área financeira estar arrebentada por atitudes desonestas; ou a área dos relacionamentos familiares estar arruinada por autoritarismos, ou seu oposto, a falta de autoridade. Enfim, se houver alguma área escura em sua vida, conclamo você, em nome de Jesus, a tomar a atitude de limpar com a luz tudo que você sabe que é pecaminoso e escuro. Arrependa-se e mude completamente sua atitude naquela área. Fazendo assim, você vai brilhar no meio dos seus com uma luz resplendorosa, incandescente. Sua vida fará diferença na vida de muita gente e você receberá o louvor de Deus e das pessoas. Vale a pena iluminar sua vida.

Para brilhar diante das pessoas, preciso cuidar da minha vida interior. Provérbios 4.23 diz assim: “acima de tudo, guarde seu coração, pois dele depende toda sua vida”. Você será luz se sua aparência exterior for exatamente igual à sua vida interior. A isto chamamos “sinceridade, autenticidade”. Jesus quer que todo seu interior seja bom para que você brilhe como luz neste mundo mau. Aceite este desafio. Ilumine!

8 comentários:

  1. Parabéns! O texto é incrível! Mostra verdadeiramente a sabedoria que vem da parte de Deus!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pastor pela palavra de Deus anunciada com clareza e autenticidade, texto muito edificante, que possamos viver o verdadeiro evangelho 24h, pois a pessoas precisando de ajuda e temos que estar na luz para dispersar o evangelho. Não podemos perder a oportunidade de falar de cristo

    ResponderExcluir
  4. Em tudo Deus seja glorificado, em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Amei o texto com certeza vai influenciar o meu viver daqui pra frente. Estava precisando aprender mais sobre esta parábola.

    ResponderExcluir